Como morar sozinho com pouco dinheiro
Para aprender como morar sozinho com pouco dinheiro, primeiro anote no Excel. Nessa planilha, coloque todo o valor que você ganha por mês, logo em seguida, coloque qual seria o seu gasto mensal, mas saiba filtrar apenas os gastos necessários. Pesquise os valores na sua cidade para isso. Mas se atente a duas das coisas mais importantes…
Organização e disciplina! Pode parecer super simples, mas para saber como morar sozinho ganhando pouco dinheiro no Brasil não é uma tarefa fácil. Por isso, você conseguir se planejar de forma antecipada e organizada é de suma importância. Além da disciplina para se manter no projeto. Não adianta nada montar um super plano e não segui-lo com dedicação.
E o mais difícil para manter essa disciplina é a motivação, que deve ser renovada todos os dias. Por isso eu te pergunto, o que te motiva a continuar batalhando?
As coisas que mais me motivam é a minha casa e a minha família. Ao chegar cansado em casa, depois de trabalhar o dia todo, eu me sinto renovado quando percebo que esse é o meu lar.
É muito difícil transformar uma casa sem ser a que você cresceu em lar. Mas para isso eu dediquei na decoração do lugar. Colocando quadros decorativos eu pude levar o sentimento que eu quisesse para minha morada.
Os quadros têm um poder mágico de fazer com que pessoas e coisas que não estão fisicamente com você tornem-se reais no seu imaginário, isso é muito reconfortante!
Estratégia do necessário
Quando eu comecei a juntar meu suado dinheirinho eu sempre me perguntava como morar sozinho com pouco dinheiro, por isso eu estudei muito quais gastos eu teria. Mas ao fazer os cálculos, percebi que estava muito difícil, que os gastos dos quais coloquei poderiam ser filtrados de uma forma mais direta e efetiva.
Dessa forma, resolvi olhar com mais calma e colocar na balança quais seriam as coisas indispensáveis.
E para isso usei uma ferramenta perfeita para controlar os gastos… o Excel. Sempre achei que deveria ser ensinado na escola a como mexer nessa ferramenta milagrosa. E digo milagrosa, porque foi por ela que eu pude organizar meus gastos e ganhos. Fazendo com que em menos de um ano de planejamento, estou morando sozinho!
O melhor é que fazendo uma conta no site da Microsoft, você pode usar o Excel online que é gratuito!
Existem diversos tipos de planilhas prontas que vão te ajudar e muito na hora de controlar as despesas e organizar o seu orçamento mensal. Se você quiser uma prontinha, existe a Planilha de Gastos Pessoais, ela é oferecida para download gratuitamente pela Microsoft.
Vale ressaltar que os valores presentes na tabela ao ser baixada são meramente ilustrativos e servem para servir de exemplo para o seu entendimento. Você deverá altera-los quando quiser com os seus gastos pessoais.
Como controlar a planilha?
Primeiro, crie sua conta Microsoft e baixe a planilha nos links acima. Depois disso é muito simples!
1- Primeiro abra sua planilha e entenda o que cada item nela significa e o porque de sua existência.
Nessa etapa é super simples, você deve apenas compreender quais itens da planilha fazem sentido para você e quais que você irá utilizar, caso precise, você também pode adicionar novas informações ou alterar as que já estão lá. Isso pelo motivo de que nem todos os gastos listados no arquivo serão iguais aos seus.
2- Depois de incluir todos os valores que você recebe, chegou a hora de listar os gastos
Seguindo a “Estratégia do Necessário”. Alguns gastos você precisará fazer uma pesquisa, por exemplo o aluguel de uma casa ou apartamento para você realizar seu sonho de forma segura!
Nesse passo, você poderá entrar no site do Quinto Andar e buscar pela cidade na qual você irá residir, colocar um filtro com o valor definido de quanto você pode pagar em um aluguel e selecionar a melhor opção para o seu bolso!
3- Em relação aos gastos com supermercados
Entre no site do Carrefour ou uma rede de supermercados que tenha na sua cidade, e faça uma simulação de comprar mensal para ter uma estimativa de gastos fixos nesse sentido.
Faça o mesmo com compras de roupas e lazer, simulando nos sites o preço de cada compra ou serviço.
Descobri como morar sozinho com pouco dinheiro, e agora?
Agora você deve guardar e investir seu dinheiro. Sei que você deve estar super ansioso para ir morar sozinho logo. Mas para ser bem feito, esse é um processo que demanda planejamento e como eu já disse, organização com disciplina.
Para você começar a morar sozinho, eu recomendo que guarde o dinheiro necessário para pelo o menos 6 meses de gastos de acordo com a planilha.
Assim você estará sempre 6 meses de a frente nos seus gastos. Ou seja, você sempre gastará um dinheiro do qual já está reservado, deixando seu salário do mês anterior como um “fundo de emergência”.
Se preferir e tiver disponibilidade, pode economizar por mais tempo. Quanto mais tempo guardando, mais “tranquilo” será para fazer essa mudança.
Mas vale lembrar que apenas guardar dinheiro não é garantia de nada, é como dizem “faça o seu dinheiro trabalhar por você”. Então não deixe de investir, existem diversos sites e até mesmo canais no YouTube que ensinam como investir de uma forma prática e bem simplificada.
Não adianta só descobrir como morar sozinho com pouco dinheiro, você deve continuar!
Se você chegou até esse passo, parabéns!! Você concluiu seu objetivo de morar sozinho. Mas como tudo na vida, o maior desafio é manter constante as conquistas e evoluções.
Você é uma pessoa batalhadora e que merece reconhecimento para isso. Mas não deixe a zona de conforto te consumir.
O ideal é que sempre no início de todos os anos, você estipule um objetivo maior que o do ano anterior. E no começo de cada mês, você defina metas que irão te auxiliar na evolução e na conclusão do seu sonho grande (objetivo final).
Sei o quanto é difícil morar sozinho hoje no Brasil e com um poder de compra tão baixo. Mas lembre-se, invista no seu estudo, aprenda e consuma cada vez mais materiais que vão te fazer crescer. E não espere pelas oportunidades, faça de tudo para cria-las.
A importância da decoração nessa história
Sempre fui apaixonado por decoração, quadros, filmes, músicas e tudo que engloba esse universo artístico. Acho que o que nos conecta uns aos outros sempre será a cultura. Por esse motivo, um dos gastos que incluí na minha parte de necessários é a decoração do meu apartamento.
Claro que não saí comprando coisas absurdamente caras. Mas eternizar minha história com quadros para sala é algo essencial para mim.
Sem contar que o aconchego da minha casa é o que recarrega as minhas energias no final dos dias de trabalho.