Os melhores quadros para empresários

em Leave a comment

Você conhece a história dos dois empresários? 

Antes de te mostrar os melhores quadros para empresários, vou te contar essa incrível história!

Entre 2000 a 2005, duas grandes empresas do setor de construção civil estavam batalhando duramente pelo mercado da região de Massachusetts nos EUA. Ambas haviam sido criadas no mesmo período e eram mantidas pelas gerações das famílias que as fundaram.
     As duas empresas sempre tinham coexistido em uma concorrência saudável, já que o mercado da construção civil era amplo o suficiente para que as duas pudessem exercer suas atividades sem esbarrar uma na outra. 

Porém, no início da década retrasada, os CEOs das empresas decidiram traçar planos mais agressivos dentro do mercado e ali começou um período de grande rivalidade entre as duas que resultou na falência de uma delas.

empresários concorrentes

     No meio de tudo isso, coincidentemente, as empresas também estavam passando por um período de transição e substituição dos seus chefes, abrindo portas para que as gerações mais novas das famílias pudessem assumir cargos maiores.
     O novo CEO da primeira empresa se chamava Charles e, desde pequeno, estava inserido no cotidiano dos negócios da família.

Havia sido treinado há muitos anos para assumir o cargo de liderança e seus planos iniciais para o futuro da empresa seguiam os caminhos que seu pai, o antigo CEO, havia traçado.

Já o novo líder da segunda empresa, Mark, não tinha uma formação tão extensa em gestão e administração, mas estava se esforçando para assumir a função.

Quando estava presente na empresa era comumente visto sentado ao lado de funcionários com um caderno na mão ou conversando com outros na cafeteria.

Os dois estavam extremamente tensos com o fato de que iriam assumir responsabilidades tão grandes, mas acreditavam que muitas das coisas que os tornariam bons líderes seriam aprendidas na prática.

No primeiro dia da nova gestão, Charles e Mark organizaram uma grande reunião em suas respectivas empresas para comentar e definir os planos para o futuro dos negócios.

 Diz-se que o primeiro vestiu o melhor terno que possuía em seu guarda-roupa, contratou um designer para produzir uma apresentação inesquecível e expôs seus planos e metas a partir de uma postura séria e bastante firme.

Já o outro novo CEO, Mark, chegou na empresa com uma caixa enorme. Inicialmente, todos na sala de reunião ficaram extremamente curiosos com o que poderia estar ali.

Quando a caixa foi aberta, ela continha uma pilha de cadernos com o nome de cada um dos funcionários que estavam ali presentes e algo muito curioso: uns quadros para empresários.

Um dos quadros para empresário tinha uma moldura rebuscada, mas que tinha em si apenas a seguinte frase em um fundo claro: “Details are what truly matters”, em português “Detalhes são o que realmente importam”.

 Ele colocou a obra de arte na parede principal do escritório e assim, todos que estavam transitando por lá podiam enxergá-la.

Nos meses iniciais das novas gestões, a rivalidade entre as empresas teve um respiro. Porém, depois que a transição foi concluída, o embate começou a atingir níveis ainda maiores do que os iniciais.

Na empresa de Charles a tensão estava a mil! Todos os funcionários estavam sendo duramente cobrados a entregar resultados cada vez melhores e, assim, inicialmente a empresa conquistava seu crescimento.

Porém, depois de poucos meses, os gráficos de crescimento das duas concorrentes começaram a divergir. O faturamento da empresa de Charles caía drasticamente, enquanto a de Mark traçava uma curva de crescimento ainda maior!

Intrigado com aquela situação, o CEO da empresa em queda sentou-se com todos os gerentes e buscou respostas. Porém, tudo o que ouviu foi que os funcionários estavam se dedicando ao máximo.

Claramente insatisfeito com a resposta, Charles resolveu tomar uma medida mais séria.

Na semana anterior, um de seus gerentes havia comentado que a empresa concorrente estava abrindo um processo seletivo, já que, diante do seu crescimento, estava precisando de mais funcionários.

Charles pediu que um de seus funcionários efetuasse a operação “Cavalo de Troia” e inscrevesse no processo para que ele finalmente pudesse descobrir qual era o segredo da outra empresa que estava resultando em sua vitória no embate do mercado de construção civil da região.

cavalo de troia empresarial     A resposta veio duas semanas depois, em uma reunião de emergência que seu funcionário realizou.

“Olha, nos primeiros dias em que passei por lá, nada era muito diferente da nossa empresa. As metas e estratégias de crescimento são parecidas com as nossas e a dinâmica dos setores não tem nada de muito especial.

Porém, depois eu comecei a perceber algumas coisas curiosas. O CEO conversa com a maioria dos funcionários e visita bastante a cafeteria para estar ao lado deles.

Ele deu um caderno a cada um e exige que, ao fim do dia, todos os funcionários tenham escrito pelo menos uma coisa que aprenderam com outro setor.

Além disso, eles têm arranjos de flores por toda a empresa e o CEO troca cada um deles semanalmente.

E ah! Não acho que seja muito importante, mas eles têm uns quadros para empresários bem diferentes na parede principal do escritório.

E todos que passam por eles, param e repetem a frase que está escrita em um deles. Achei isso muito esquisito no início.

Charles, o líder da empresa que estava vendo sua trajetória de crescimento cair drasticamente, não levou à sério nenhuma das informações que seu funcionário havia trazido.

Nada ali parecia sustentar um plano de ações que justificasse a vitória da concorrente.

Meses depois, quando estava em um restaurante com sua família, ele encontrou Mark, o líder rival, na mesa vizinha à sua. Os dois se cumprimentaram e, já deprimido pelo futuro infeliz de sua empresa, as palavras saíram da boca de Charles:

“Parece que você realmente venceu esta. Não consigo entender o que de tão milagroso você conseguiu realizar em sua empresa, mas te parabenizo por isto.”

A resposta de Mark, porém, o surpreendeu muito:

“Não existe milagre algum. Eu olho nos olhos dos meus funcionários e cobro seus resultados na mesma medida em que os motivo.

Além disso, me atento profundamente a cada um dos detalhes que possam nos ajudar, sejam eles uma conversa no café, uma troca de conhecimento entre setores que nunca se encontrariam ou até mesmo a decoração de nosso escritório.”

Incrédulo, Charles o questionou em como a decoração de uma empresa pode ajudar em seu crescimento.

“Em nossa casa, minha mãe trocava os arranjos de flores semanalmente e sempre a decorava com quadros e objetos artísticos. A cada vez que ela trazia algo novo, todos nos sentíamos extremamente felizes.

Todas as pessoas gostam daquilo que é belo, gostam de um propósito que vá além de suas mesas, computadores e planilhas. Esses detalhes são a resposta para virar o jogo.”

Na época, logo após essa conversa, Charles acreditou que o seu concorrente estava apenas blefando. Porém, as consequências da sua negligência com os “detalhes” vieram logo em seguida.

A empresa de Charles atingiu uma queda absoluta de resultados, que infelizmente levaram ao decreto de sua falência.

Anos depois, essa história, que se tornou extremamente conhecida entre os empresários dos EUA, foi contada por um jornalista que havia acompanhado a trajetória das duas empresas.

Segundo ele, até os dias de hoje, a empresa vitoriosa no embate ainda é liderada pelo CEO Mark, que dedica muita de sua atenção aos “pequenos detalhes” que alavancaram a sua história de sucesso.

Inclusive, na região onde a história ocorreu se tornou uma tradição que um novo CEO leve uma peça artística que possa motivar a sua empresa, assim que a assuma.

Uma foto do famoso quadro da história dos dois empresários foi registrada pelo mesmo jornalista que tornou o fato popular através de sua matéria.

A peça faz parte atualmente de uma coleção de quadros de sucesso para a história dos EUA e é preservada como patrimônio privado intelectual. 

Quadro Disciplina Execução e Foco

 

Veja aqui o famoso quadro da história dos Dois Empresários em um dos poucos registros feitos. 

 

A história dos dois empresários demonstra verdadeiramente como a arte pode transformar não somente ambientes, mas também pessoas.

Uma pesquisa de 2015, realizada por uma das maiores universidades de design dos Estados Unidos, demonstrou que:

“Locais de trabalho melhor decorados aumentam em 19% a performance de funcionários e 17% de gerentes.

O estudo explica que 90% dos participantes da pesquisa expressaram que um melhor design de interiores em escritórios, afeta positivamente a produtividade dos funcionários

Isso nos mostra que o CEO da empresa vitoriosa, Mark, não estava errado em investir na decoração de seu escritório, já que pessoas que trabalham em ambientes bem-decorados e que possuem artes que as motivem aumentam sua produtividade significativamente.

Nós da QuadrosDecorativos.com sempre acreditamos que quadros são portas para se transmitir sentimentos, proporcionar conexões, mas também te motivar a crescer cada vez mais e visualizar o futuro de suas conquistas.

Assim, estamos sempre ampliando nossa coleção de Quadros para Empresários, que é desenvolvida para colocar em prática e ainda ampliar os benefícios que um ambiente de trabalho bem decorado pode trazer.

Além disso, investimos grandemente na evolução das tecnologias da produção de nossos quadros para empresários, fazendo com que eles estejam ao seu lado por muitos anos e tão vívidos quanto eram no momento em que você os recebeu.

Estamos com diversos lançamentos impressionantes e eu adoraria que você fosse um dos primeiros a conferir cada um deles.

Acesse nossa lista através desse link