O que é gangster? Conheça o mundo das gangues

em Leave a comment
Quadro decorativo Arthur Shelby

O que é um gangster?

O termo “gangster” vem da década de 20 nos Estados Unidos. O termo significa um membro de uma quadrilha de criminosos. Nessa época nos EUA, a Emenda 18 foi aprovada pelo governo americano, seu objetivo era a proibição de bebidas alcoólicas. Assim, diversas quadrilhas de contrabandistas de bebidas foram formadas e com elas, diversos nomes de gangsters ficaram extremamente conhecidos pelas suas influências dentro do mundo das gangues. Abaixo eu listei para você alguns dos maiores gangsters da história!

Al Capone, “Lucky” Luciano, Carlo Gambino, Frank Costello, John Gotti e Meyer Lansky. 

 

al capone fotografia original

 

Na foto acima você está vendo uma foto original de Alphonse Gabriel “Al” Capone foi um dos maiores e mais importantes gangsters da história. Sua figura já foi apresentada em diversas obras cinematográficas como pro exemplo “O Poderoso Chefão”, “Scarface”, “O Massacre de Chicago” e vários outros!

Primeiramente, vale lembrar que um gangster não é caracterizado apenas pelo contrabando de bebidas, ele pode fazer parte de qualquer quadrilha criminosa. Um exemplo foram as casas de prostituição, comandadas por Charles Lucky Luciano.

 

Lucky Luciano foto original

 

“Lucky” Luciano foi um dos maiores gangsters da história, ele era membro da Gangue dos Cinco Pontos e logo ficou amigo de Al Capone. No ano de 1920 ele começou sua carreira no negócio da prostituição, possuindo controle da maior parte de Manhattan. Seu apelido “Lucky” (sortudo) foi dado a Luciano quando ocorreu um episódio no qual ele foi espancado por um grupo de homens e ficou gravemente ferido. Após ele se recuperar e ter superado o caso, o apelido “Lucky” lhe foi atribuído.

Gangsters na cultura POP

quadro decorativo arthur shelby

Quadro Arthur Shelby 

Na cultura POP possuímos diversas figuras importantes que retratam grandes gangsters e chefões do crime. Tanto figuras que já existiram, quanto figuras fictícias, como por exemplo o personagem  marcado no quadro acima, o Arthur Shelby da série “Peaky Blinders”. Na atualidade, a imagem de chefões como a família Shelby é associada a poder, dinheiro e expertise no mundo dos negócios.